Sanjoanense 79 x Académico 68

PROLIGA

ADS, 79 x Académico, 68

A equipa sénior de basquetebol recebeu e bateu a formação portuense do Académico por 79 – 68 em jogo disputado no Complexo Municipal Paulo Pinto a contar para a 10ª jornada da 1ª fase da zona norte da Proliga.

O jogo foi extremamente disputado e equilibrado, estando frente a frente duas equipas com diferentes características. A formação sanjoanense é geralmente forte no jogo interior onde o poder físico de Sergi Coll e Carlos Resende são uma ameaça constante para os adversários e tem qualidade nos lançamentos de 3 pontos pois possui vários jogadores capazes de desequilibrar um jogo de longa distância. Já o Académico faz da intensidade de jogo a sua principal arma. Este jogo não fugiu a este retrato. Na 1ª parte assistimos a um jogo de grande qualidade por parte dos portuenses que além da boa prestação defensiva, estiveram inspirados nos lançamentos de 3 pontos. Assim chegamos ao intervalo com a equipa forasteira a vencer por 1 ponto de diferença. Na 2ª metade do jogo, a Sanjoanense melhorou bastante e acelerou para uma vitória clara por 11 pontos. As melhores prestações na equipa da casa foram de Sílvio Rodrigues com 20 pontos marcados e Sergi Coll com 19 pontos e 7 ressaltos.

No final do encontro o treinador da Sanjoanense Sérgio Salvador disse gostar muito das características da equipa do Académico “pois é uma equipa muito rápida, com muita velocidade de execução nos movimentos ofensivos e forte nos lançamentos de 3 pontos, o que dificulta a vida aos adversários e sobretudo da nossa equipa pois temos alguns jogadores altos ou pesados”. Sobre a reta final desta 1ª fase, frisou que “faltam 4 jogos e vão ser 4 finais, todos jogos muito difíceis”. Finalizou desejando “um feliz Natal para todos os sanjoanenses, os amantes de basquetebol, a Direção e os patrocinadores”. Por sua vez Hélder Santiago declarou que “já antecipávamos que fosse um jogo difícil contra uma equipa aguerrida e de facto na 1ª parte o resultado espelha isso mesmo. Na 2ª parte a equipa entrou melhor e acertamos mais inclusive os lançamentos de longa distância e depois tivemos capacidade para segurar esta vitória”

Merece destaque a excelente campanha que a equipa está a realizar, arrebatando neste jogo a 3ª vitória consecutiva em encontros para a Proliga, demonstrando em todos os jogos forte espírito coletivo e determinação em atingir o objetivo do 4º lugar nesta fase que dá acesso à fase onde se discutirá a subida de divisão e garante a manutenção na Proliga.

ClubeJVEDP
AD Sanjoanense21013
Iliabum22004
AD Galomar22004
CD Póvoa22004
Sampaense20022
Sangalhos20022
Ginásio Figueirense (Fig. Foz)10011
Vasco da Gama10011