Sanjoanense 86 x SL Benfica 78

XV Campeonato da Proliga – 2ª FASE – GRUPO A
ADS/World Pack, 86 x SL Benfica B, 78

ADS/World Pack mais forte que SL Benfica B

A equipa sénior de basquetebol da ADS/World Pack, recebeu e bateu a formação do SL Benfica B por 86 – 78, em jogo a contar para a 6ª jornada do Grupo A da Proliga, perante uma moldura humana impressionante que encheu por completo o Complexo Municipal Paulo Pinto em S. João da Madeira.
Neste jogo defrontavam-se dois candidatos à disputa do play-off de subida ao escalão maior do basquetebol nacional e ao qual têm acesso os 4 primeiros classificados neste Grupo. Por um lado a equipa sanjoanense, bastante experiente e forte sobretudo nos aspetos defensivos sendo neste momento a melhor defesa da competição contra a jovem equipa do SL Benfica B, com atletas com idades compreendidas entre os 17 e os 19 anos, 6 deles com mais de 2 metros de altura, ou seja, uma clara aposta dos lisboetas na formação de jovens com potencial para chegar à equipa principal.
A partida não defraudou as expectativas de ninguém. A 1ª parte foi dominada pelos forasteiros que conseguiram encontrar soluções de jogo interior com as ações dos seus atletas mais altos e de jogo exterior com Rafael Santos, filho do ex-atleta da seleção nacional Carlos Lisboa, que neste jogo concretizou 5 em 7 lançamentos de 3 pontos. Ainda assim a ADS/World Pack conseguiu ficar a apenas 5 pontos ao intervalo, mantendo a esperança de dar a volta ao resultado. Foi precisamente o que aconteceu no 3º período. Liderados pelo atleta formado na nossa casa, Sílvio Rodrigues, autor duma exibição de raça, com uma entrega total ao jogo, a nossa equipa venceu este período por 24 – 12 e fixando o resultado em 70 – 63 com um período por disputar na partida. Nesse momento a maior experiência dos da casa garantiram uma saborosa vitória e ao mesmo tempo a constatação da dificuldade de qualquer equipa em ganhar no Paulo Pinto.
Na reação ao encontro, Neemias Queta (SL Benfica) referiu que “o principal motivo da derrota foi a nossa prestação defensiva. Temos uma equipa muito talentosa no ataque, mas temos falhado bastante na defesa. Somos muito novos, estamos a aprender e com o trabalho vamos lá chegar.” O nosso capitão Hélder Santiago “agradeceu ao público sanjoanense a presença e apoio que deram à equipa. Defrontamos uma equipa muito atlética que treina 2 vezes por dia e eles entraram com um ritmo muito alto que não conseguimos controlar. Na 2ª parte depois de falarmos no balneário, controlamos melhor os ritmos e impusemos o nosso jogo interior e exterior”. O treinador da ADS/World Pack mencionou que “o adversário é muito poderoso no jogo interior e proporciona também lançamentos exteriores e nós no início do jogo não conseguimos controlar este aspeto. Ao mesmo tempo estivemos precipitados no ataque. Mas ao intervalo conversamos e corrigimos estes aspetos tendo gerido melhor os tempos do jogo e feito inclusive contra-ataques com qualidade. Está toda a gente de parabéns pois esta vitória foi importante e deixa-nos na luta pelos 4 primeiros lugares”.
O próximo encontro da AD Sanjoanense, a contar para a 7ª jornada da 2ª fase Grupo A da Proliga, será disputado no dia 3 de março, em Lisboa contra a equipa de Os Belenenses.

ClubeJVEDP
AD Sanjoanense21013
Iliabum22004
AD Galomar22004
CD Póvoa22004
Sampaense20022
Sangalhos20022
Ginásio Figueirense (Fig. Foz)10011
Vasco da Gama10011