Estudantes mais fortes no prolongamento

Académica 91 AD Sanjoanense 86 (Após prolongamento)

XVII Campeonato da Proliga, 1.ª fase, 10ª jornada
7 de dezembro de 2019, 21.30 horas
Pavilhão Multidesportos de Coimbra

Académica: Krassimir Pereira (15), Miguel Carminé, Malcolm Richardson (37), João Pinto (8), José Vilela, Nuno Brito, João Pragosa, André Mendes (22), Gonçalo Moreira, Rui Saraiva (2), Leonardo Santarino e Enrique Gil (7).

Treinador: Ivo Rego

ADS: Filipe Ferreira (6), Eduardo Guimarães (20), Miguel Reis (2), Emanuel Sá (19), Gonçalo Lascasas, Diogo Rebelo, Pedro Margalho, Sérgio Felgueiras (13), José Teixeira, Renato Ribeiro (7), Gonçalo Catarino (8) e Torrance Johnson (11).

Treinador: João Tiago

Treinador assistente: Vitor Barbosa

Ao intervalo: 42 – 38

Jogo aguardado com grande expectativa este que opôs Académica de Coimbra e a Sanjoanense, equipas com percurso semelhante numa Proliga que aparece esta época mais equilibrada e interessante do que nunca e com um nível qualitativo mais elevado das equipas e dos seus intervenientes.

A equipa que viajou desde S. João da Madeira entrou bem no jogo, superiorizando-se no início no jogo interior e com boa intensidade defensiva, conquistou uma vantagem de seis pontos no primeiro quarto. No início do segundo período, os estudantes apareceram com outra cara, muito mais agressivos a defender, criaram dificuldades à ADS na partilha da bola e na escolha dos melhores lançamentos e viraram o rumo do jogo. Ao intervalo a vantagem da AAC era de quatro pontos.

Na segunda metade, o equilíbrio foi sendo nota dominante, destacando-se o jogo mais colectivo da ADS e a qualidade individual de Malcolm Richardson nos visitados. Quando a ADS parecia ter a vitória mais perto, um triplo do espanhol Enrique Gil levou o jogo para prolongamento. Nesta altura, a maior frescura dos academistas e a qualidade de Malcolm Richardson fizeram com que o resultado final sorrisse aos pupilos de Ivo Rego. Foi um jogo muito disputado e emocionante até ao fim, e acabou por ser bom espetáculo de basquetebol.   

No próximo fim-de-semana, a ADS tem um jogo que se perspetiva emocionante com o FC Porto B, no pavilhão Paulo Pinto em S. João da Madeira. O jogo disputa-se domingo, dia 15 de dezembro, às 17 horas.

ClubeJVEDP
AD Sanjoanense