Sanjoanense perde pela primeira vez em casa e complica contas do acesso à 3.ª liga

Estádio Conde Dias Garcia

Sanjoanense 0 x Valadares Gaia 1

Árbitro: Pedro Ferreira – AF Braga

Ao Intervalo 0-0

Sanjoanense; Diogo Almeida, Gil Barros (Jota 49), Ruben (c), Godinho, Aldair, Barbosa (Sandro 80), George, Sam (Paulinho 59), Márcio (Mario), Elder Santana e Nonato (Danso 59).

Treinador – Sérgio Machado

Valadares; Pedro Carvalho, Diogo Sousa, Jacob, Tomazi, Fábio Vieira, Midana (Jimmy 90), Didi, George (Nilo 71), Thiago Silva (Tanko 71) e Kisley (Pereirinha 83) e Celsinho.

Treinador – André Ribeiro

Golo: Pereirinha [90’]

Depois de na semana passada ter arrancado uma excelente vitória em Anadia, com uma boa exibição, a Sanjoanense defrontou no Estádio Conde Dias Garcia o Valadares Gaia, equipa que está a fazer uma brilhante segunda volta, e ainda sonha com o apuramento nos primeiros cinco lugares, que dão acesso à fase de subida à Liga 3. Os homens liderados por André Ribeiro apresentaram-se em campo dispostos a somar os três pontos, e desde o apito inicial que se balancearam no ataque.
O primeiro sinal dos homens do Valadares foi dado aos nove minutos, com Kisley a falhar uma grande oportunidade na pequena área, com Diogo Almeida, por duas vezes, a evitar que os forasteiros inaugurassem o marcador. Surpreendidos pela forma como o Valadares entrou no jogo, os homens de Sérgio Machado, algo apáticos, não conseguiam assentar o seu jogo, muito também por força da pressão defensiva ao portador da bola.
A Sanjoanense tentou sacudir essa pressão, e a espaços acercou-se da baliza de Pedro Carvalho, mas sem nunca criar lances de verdadeiro perigo para a baliza contrária. Melhor o Valadares, com mais posse de bola, foi criando situações junto da área da equipa da casa, mas a defensiva alvinegra ia resolvendo sem grande dificuldade, ou então, estava lá a última barreira, Diogo Almeida, considerando por muitos como o melhor guarda-redes da série D do Campeonato de Portugal.

O tempo ia passando e notava-se que a Sanjoanense precisava urgentemente do intervalo, para que Sérgio Machado pudesse fazer alguns acertos na manobra da equipa, que demonstrava dificuldade na organização ofensiva e estava, por vezes, a complicar defensivamente. No último lance antes de Pedro Ferreira mandar toda gente para os balneários, novamente Kisley, o homem mais ofensivo dos visitantes apareceu com perigo na área alvinegra, mas Rúben Pereira evitou o perigo, com um excelente corte, e as equipas foram para o descanso empatadas a zero.
Pensava-se que o intervalo iria ser um bom conselheiro para os homens de S. João da Madeira, mas foi o Valadares que voltou a entrar melhor no jogo. Midana, aos 46 minutos deixou o primeiro aviso, mas o remate saiu fraco, à figura de Diogo Almeida.
Aos 50 minutos, contrariedade para Sérgio Machado, forçado a fazer uma substituição, por lesão de Gil Barros, entrando Jota para o seu lugar. A partida continuava muito disputada a meio campo, mas a Sanjoanense não conseguia pegar no jogo. Apenas aos 53 minutos fez o primeiro remate à baliza do Valadares, com Nonato, que teve uma tarde pouco assertiva, a disparar por cima da trave. Na resposta é Fábio Vieira a tentar a sua sorte, mas Diogo Almeida fechou bem a baliza.
Sérgio Machado não estava satisfeito com a prestação da sua equipa, e aos 58 minutos operou duas substituições. Saem Sam e Nonato e entram Danso e Paulinho, que veio mexer um pouco com o jogo dos alvinegros. Apesar de alguma tentativa de pegar no jogo, por parte da Sanjoanense, os visitantes estavam melhor, e acreditando que poderiam sair de S. João da Madeira com os três pontos, André Ribeiro mexeu na equipa (72’) e fez entrar Tanko e Nilo. Passados 12 minutos lançou Pereirinha, que viria a ser a figura do jogo, e a equipa fez um “forcing” final, até porque só a vitória lhes permitiria entrar na discussão pelos cinco primeiros lugares.

Jornal ORegional

ClubeJVEDP
AD Sanjoanense41033
UD Oliveirense43019
L. Lourosa43019
Pevidém SC40131
Fafe41215
SC Braga B40313
Vitória B42117
Canelas 201040222
SJ Ver41306
Montalegre42026
Anadia FC41124
FC Felgueiras431010