Segundo período foi fatal para Sanjoanense

No regresso ao Pavilhão Paulo Pinto a AD Sanjoanense perdeu com o AD Galomar (58-76) em partida da Proliga de Basquetebol. Os madeirenses assentaram a sua vitória numa defesa competente que dificultou o trabalho ofensivo dos alvinegros.

A AD Sanjoanense/Nacex recebeu esta sexta-feira os madeirenses do AD Galomar, que vieram a S. João da Madeira determinados a vencer. Desde cedo tomaram a dianteira no marcador, fruto de uma maior agressividade defensiva imposta ao longo dos 40 minutos da partida. O primeiro período demonstrou algum equilíbrio, com as defesas a superiorizarem-se aos ataques, e terminou já com o Galomar na frente do marcador (17-20).

Mas o pior para os alvinegros aconteceu no segundo período, onde o aumento de intensidade defensiva imposta pelos homens que viajaram da Madeira apanhou de surpresa uma Sanjoanense que não conseguiu encontrar soluções ofensivas capazes de ultrapassar uma defesa individual em ajuda. Foram apenas sete pontos que os homens de João Tiago conseguiram converter, contra 27 do adversário, que cavou um fosso de 23 pontos ao intervalo (24-47).

No regresso dos balneários ainda se assistiu a uma reação da Sanjoanense, que venceu o período (18-10). Mas, a noite era claramente dos madeirenses que mantiveram a sua postura defensiva ao longo de toda a partida, assente num maior poderio físico, que forçou a 22 turnovers dos alvinegros. Ofensivamente, o jogo exterior da Sanjoanense também não apareceu, e apesar de uma percentagem de 60,7% de lançamento de dois pontos, a diferença esteve no número de tentativas que foi de apenas 28, para 17 convertidos. Individualmente nota positiva para Mu Okonkwo (17 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências), o melhor marcador dos alvinegros.

No último período, a equipa de João Freitas limitou-se a gerir a vantagem e ainda venceu novamente o parcial (16-19), confirmando a vitória final por 58-76, que é inteiramente justa e que assentou, essencialmente numa postura defensiva bastante competente.

Domingo mais uma batalha que se antevê difícil, com deslocação a casa do Illiabum, líder da zona norte da Proliga, com apenas uma derrota em 10 jogos realizados. A partida realiza-se pelas 18h00.

Jornal ORegional

ClubeJVEDP
AD Sanjoanense00000
Galitos00000
AD Galomar00000
Electrico00000
Maia Basket00000
Sangalhos00000
Esgueira00000
Sampaense00000